Atualmente, as Tecnologias Digitais têm alcançando avanços significativos na sociedade, pois são essenciais para o desenvolvimento de boa parte das atividades humana, nas mais diversas áreas do conhecimento, principalmente, quando nos referimos às tecnologias móveis.
É fato que as tecnologias digitais vêm se destacando na nossa sociedade, mesmo que no contexto escolar o uso ocorra de maneira mais gradativa, é visível a evolução desses meios tecnológicos que, cada vez mais, vem se aperfeiçoado, proporcionando a seus usuários mobilidade, conforto, qualidade de serviço, bem como mais acessibilidade para atender as necessidades da população.
Pesquisas apontam para a moldagem recíproca entre tecnologia e humano, ou seja, nós, humanos, estamos constantemente adaptando as tecnologias ao nosso uso, a nossa necessidade, fazendo com que as mesmas desempenhem papeis diferentes daqueles para as quais foram originalmente desenvolvidas. De forma semelhante, as tecnologias nos tornam humanos diferentes a partir do momento que a utilizamos, somos modificados ao interagirmos com elas. Essa moldagem implica também em mudanças na sala de aula, como pode ser observado no vídeo abaixo.
Entendemos que priorizar as tecnologias digitais para explorar a Matemática, por meio da visualização das imagens fotográficas e das representações dos objetos matemáticos, ganha mais sentido e eficácia no ensino e aprendizagem.
As Tecnologias Digitais já fazem parte do nosso cotidiano, porém em 2020, tornaram-se fundamentais para a sociedade, principalmente para a comunidade estudantil, tendo em vista que, sem elas, ficaria inviável dar continuidade ao currículo escolar previsto para o ano letivo. Com o isolamento social, ocasionado pela pandemia de COVID-19, e atividades escolares presenciais suspensas, precisamos repensar nossas estratégias de ensino e aprendizagem que suprissem essa necessidade imediata.
Dessa forma, o cenário atual impôs um novo modo de ensinar e aprender, pois a nova modalidade (Ensino Remoto Emergencial) exige que tanto professores quanto alunos saibam lidar com as TDs. Para haver a transposição do conhecimento, professores e alunos têm que se manterem conectados, seja por meio das plataformas digitais ou das redes sociais.
Portanto, trazer, para a escola, proposta de atividades que viabilizem melhoramento no ensino aprendizagem de Matemática é de suma importância, tendo em vista a crise pandêmica que enfrentamos nos dias atuais. Exige-se um novo olhar, bem como um novo formato de ensino de aprendizagem e as tecnologias podem minimizar a carência que enfrentamos em relação ao uso das tecnologias no espaço escolar.