FotoGeometria
O FotoGeometria é um espaço resultante de uma pesquisa desenvolvida durante o Curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática, intitulada de A GEOMETRIA NO CONTEXTO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA DO BIOMA CAATINGA, que teve como objetivo investigar possibilidades de contribuições da imagem fotográficas do Bioma Caatinga para contribuir com o ensino de Geometria. Vale ressaltar ainda, que uma destas fotografias(Flor do Maracujá do Mato) foi premiada pelo CNPq (Prêmio Fotografia-Ciência & Arte) no ano de 2022.
O site no momento, apresenta sugestões de atividades desenvolvidas relacionando geometria e fotografias de uma vegetação característica da região nordeste do Brasil. Pensando nisso, inicialmente apresentamos algumas informações acerca dessas duas temáticas, de forma individual, bem como a nossa visão do uso de tecnologias digitais no ensino de Matemática.
A pesquisa que impulsionou a criação do site foi desenvolvida durante a Pandemia de Covid-19, logo as atividades foram realizadas a partir de fotografias feitas pela própria pesquisadora (disponibilizadas aqui para os professores) e trabalhadas com os alunos por meio de aulas remotas. Nas atividades que propomos, sugerimos que o professor estimule seus alunos a produzirem suas próprias fotografias, o que promoverá um momento de participação mais ativa dos mesmos no processo de sua aprendizagem.
É importante mencionar que, para trazer mais informações acerca de cada tema tratado nas aulas, trouxemos aqui também algumas sugestões de vídeos que podem ser apresentados aos alunos. Esses vídeos foram escolhidos por nós dentre uma grande quantidade existente na rede social YouTube.
Vale salientar que o site traz uma sequência de páginas, subpáginas e links com temáticas diferenciadas, que podem ser acessadas facilmente através da barra de rolagem situada ao lado esquerdo da imagem logotipo do site. Este traz ainda, um questionário, no qual você visitante pode avaliar e da sugestões para o melhoramento deste. O formulário se encontra na aba intitulada de Material complementar.
Foto: Aparecida Arruda
A imagem “Flor do Maracujá do Mato” compõe a pesquisa de mestrado profissional, que teve como título “A Geometria no contexto da imagem fotográfica do bioma Caatinga”. No ano de 2022, a imagem foi classifica em terceiro lugar na XI Edição do Prêmio Fotografia-Ciência & Arte do CNPq, o qual teve como público-alvo estudantes e docentes de cursos de graduação e pós-graduação brasileiros. O Prêmio teve como objetivo fomentar a produção de imagens relacionadas à ciência, tecnologia e arte a partir de duas categorias: imagens produzidas por câmeras fotográficas e imagens produzidas por instrumentos especiais (microscópios, telescópios, imagem de satélite, etc.). A imagem premiada na primeira categoria do prêmio foi tirada diretamente da vegetação da Caatinga do município de Livramento-PB.
E-book
O e-book "Ensino de Ciências e Matemática para a convivência com o semiárido: reflexões e práticas no território do Cariri Paraibano", é composto por uma coletânea de artigos produzidos por discentes e docentes orientadores. O livro apresenta reflexões e práticas educativas nas áreas de Ciências da Natureza e da Matemática. Tendo a convivência com o semiárido brasileiro como seu contexto teórico-metodológico, os trabalhos baseiam-se numa perspectiva voltada para o diálogo da formação docente, da educação contextualizada e da pesquisa na área de Ciências da Natureza e da Matemática.
Os Autores
Aparecida Arruda
Licenciada em Matemática - UEaD/UFPB
Especialista em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido - UFCG/CDSA
Mestra em Ensino de Ciências e Matemática - UEPB
Helber Almeida
Bacharel em Matemática - UFPB
Mestre em Matemática - UnB
Doutor em Educação Matemática - UNESP
Links Importantes
Foto: Aparecida Arruda
Foto: Aparecida Arruda
Foto: Aparecida Arruda