Inicialmente, divida a turma em equipes (pense na melhor divisão possível: duplas ou trios), diferentes daquelas formadas nas outras atividades. Na sequência, já com a turma dividida, apresente a seguinte imagem.
Coroa de Frade
Após apresentar a imagem aos alunos, questione se reconhecem o cacto representado na imagem. Em seguida, formule questionamentos a respeito de figuras planas e espaciais. Pergunte quais formas geométricas é possível visualizar na imagem. Pergunte ainda quais tipos de simetria podem ser visualizados na imagem da Coroa de Frade.
Acorde com a turma um tempo necessário para que discutam com seus grupos as perguntas feitas no passo anterior e registrem suas respostas no caderno.
Discuta as respostas de cada grupo com toda a turma e identifique as observações que os alunos (grupos) não perceberam.
Pergunte se é possível visualizar alguma forma geométrica a mais na imagem. Caso a resposta seja sim, peça para mencionarem qual ou quais formas a turma visualizou.
Observações:
Se a turma apresentar dificuldades para visualizar as formas geométricas planas e espaciais nas imagens, o professor deve fazer uma revisão dos conteúdos em questão:
A atividade pode ser repetida utilizando imagens de outros cactos, como as apresentadas abaixo.
Macambira
Facheiro
Mandacaru
Xique-xique