Inicialmente, divida a turma em equipes (pense na melhor divisão possível: duplas ou trios), diferentes daquelas formadas nas outras atividades. Na sequência, já com a turma dividida, apresente a seguinte imagem.
Após apresentar a imagem aos alunos, questione se reconhecem a flor representada na imagem. Em seguida, formule questionamentos a respeito de polígonos. Pergunte quais polígonos é possível visualizar na imagem. Pergunte ainda quais tipos de simetria podem ser visualizados na imagem da Flor do Maracujá do Mato.
Acorde com a turma um tempo necessário para que discutam com seus grupos as perguntas feitas no passo anterior e registrem suas respostas no caderno.
Discuta as respostas de cada grupo com toda a turma e identifique as observações que os alunos (grupos) não perceberam.
Pergunte se é possível visualizar alguma forma geométrica a mais na imagem. Caso a resposta seja sim, peça para mencionarem qual ou quais formas a turma visualizou.
Observações:
Se a turma apresentar dificuldades para visualizar as formas geométricas planas nas imagens, o professor deve indagar os alunos da seguinte maneira: se colocarmos pontos nas pétalas da folha e traçarmos seguimentos de retas unindo estes pontos, o que acontece?
A atividade pode ser repetida utilizando imagens de outras flores, como as apresentadas abaixo.
Flor da Jitirana I
Flor da Jitirana II
Flor da Maria Velha
Flor do Relógio
Flor da Pimenta Dágua I
Flor da Pimenta Dágua II
Flor do Algodão Seda
Flor da Jitirana III
Flor olho de Carcará
Flor da Urtiga
Flor da Pepaconha