A Geometria é importante e necessária para todos nós, pois permite compreendermos o mundo em que vivemos, tendo em vista estar presente não só nas construções do homem, mas também nas artes e, principalmente, na diversidade das formas da natureza, que fascinam, atraem e encantam admiradores.
Ela está inserida no nosso cotidiano e é de suma importância para a sociedade. Entretanto, apesar dessa importância que tem para a sociedade, na maioria das vezes não nos damos conta disto e, por essa falta de atenção, nos privamos de perceber a importância e a beleza da mesma.
A MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO????
Essa pergunta nos é feita quase que diariamente, seja em sala de aula, ou até mesmo nas rodas de conversas entre amigos. Se ainda não assistiu os vídeos acima, dê uma pequena pausa na leitura, assista e reflita acerca da nossa pergunta.
A Simetria é um dos conteúdos que faz parte da Geometria, essa se destaca por apresentar a ideia de perfeição e proporciona beleza nas Artes e na Matemática, além de ser visualizada, na natureza, com facilidade e que permite promover a interdisciplinaridade entre os componentes. A ação interdisciplinar da Geometria pode ser percebida quando vamos trabalhar o conteúdo de Simetria em sala de aula, por exemplo, utilizando o livro didático, pois este faz uso, na maioria das vezes, de imagens para demonstrar os elementos que estão presentes na Simetria.
No entanto, entendemos que as relações da Matemática (Geometria e Simetria) ainda são pouco valorizadas e difundidas pelos docentes de Matemática. E quando são abordadas faz-se de maneira superficial, de modo que o aluno não consegue relacionar o que aprendeu, na escola, com a sua realidade. Diante desse quadro, surge então a necessidade de se pensar em estratégias que possibilite trabalhar a Geometria e a Simetria, por meio de imagens fotográficas na sala de aula, de forma que desperte o interesse e o gosto dos discentes e também dos docentes, tendo em vista que o componente se faz presente na sociedade e no meio em que vive.
Dessa forma, promover atividades fazendo a integração do ensino de Matemática (Geometria) com questões ambientes, a exemplo da Caatinga, traz um novo sentido para ambas, tendo em vista que estará sendo promovida no espaço escolar a interdisciplinaridade dos conhecimentos e a aprendizagem de Matemática.