Geometria-Simetria - Fotografia-Bioma Caatinga
As atividades podem ser utilizadas pelos docentes em suas aulas de Geometria. Elas funcionam como propostas, nas quais as respostas podem ser dadas por meio da exploração das imagens. O objetivo destas é reconhecer formas geométricas espaciais e planas, bem como simetrias nas imagens fotográficas da vegetação do Bioma Caatinga e promover a interdisciplinaridade no ambiente de sala de aula.
Vale ainda salientar que a sequência de atividades pode ser adaptada pelos docentes para serem trabalhadas com qualquer bioma brasileiro ou ainda com outros tipos de vegetação.
Antes de iniciar qualquer uma das atividades aqui propostas, sugerimos que convide professores de outras disciplinas para promover uma conversa com os alunos acerca dos temas que serão explorados durante a aula. No nosso caso, apresentamos aqui um material complementar utilizado por professores de Ciências, Geografia, Artes e Matemática.
As atividades podem seguir o seguinte roteiro:
1- Inicialmente revise juntamente com a turma, os conceitos matemáticos solicitados para o desenvolvimento das atividades propostas, isto é, formas geométricas e simetria:
Formas Geométricas
Simetrias
2- Promova na sala de aula palestras ministradas por docentes de Ciências e de Geografia, onde ambos falem sobre o Bioma Caatinga, porém cada um abordando sua especificidade. Ou seja, o profissional de Ciência fale da flora e da fauna e o profissional de Geografia fale sobre questões ambientais como por exemplo, a degradação do Bioma, dentre outros assuntos.
3- Promova uma oficina na sala de aula abordando conceitos de Simetria, em conjunto com o docente de Artes e de Matemática, na qual os discentes possam perceber a importância que a Simetria tem para a Arte.
4- Promova uma aula de campo, na qual os alunos possam fotografar livremente, com seus celulares, a vegetação local, de modo que possibilitem visualizar a aplicação da geometria e da simetria nas imagens fotográficas. Feito isto, recolher as fotografias dos alunos e exibi-las para toda a turma por meio de slides, ou como preferir. Promover questionamentos a respeito dos objetos fotografados. Pedir que os alunos façam relatos escritos sobre a experiência com a fotografia, a geometria e a simetria.
5- Na sequência, separe as imagens classificando-as quanto ao tipo de vegetação, no nosso caso: Flores, Folhas, Frutos, e Cactos.
6- Para os próximos passos, passemos para a análise individualizada de cada um dos tipos de imagem do passo 5.