Inicialmente, divida a turma em equipes (pense na melhor divisão possível: duplas ou trios). Na sequência, já com a turma dividida, apresente a seguinte imagem.
Folha do Mussambê
Após apresentar a imagem aos alunos, questione se reconhecem a folha representada na imagem. Em seguida, formule questionamentos a respeito de figuras geométricas planas, em especial sobre polígonos. Pergunte se na imagem é possível visualizar eixo de simetria. Pergunte ainda quais tipos de simetria podem ser visualizados na imagem da Folha do Mussambê.
Acorde com a turma um tempo necessário para que discutam com seus grupos as perguntas feitas no passo anterior e registrem suas respostas no caderno.
Discuta as respostas de cada grupo com toda a turma e identifique as observações que os alunos (grupos) não perceberam.
Pergunte se é possível visualizar alguma forma geométrica a mais na imagem. Caso a resposta seja sim, peça para mencionarem qual ou quais formas a turma visualizou.
Observações:
Se a turma apresentar dificuldades para visualizar as formas geométricas planas nas imagens, o professor deve indagar os alunos da seguinte maneira: se colocarmos pontos nas pétalas da folha e traçarmos seguimentos de retas unindo estes pontos, o que acontece?
A atividade pode ser repetida utilizando imagens de outras folhas, como as apresentadas abaixo.
Folha do Pau de Serrote
Folha da Jitirana
Folha do Pinhão